domingo, 12 de janeiro de 2014

Saúdavel Risoto Verde de Quinoa e Queijo Brie



Nesta segunda postagem subimos um pouco o nível de elaboração do prato, mas nada muito complicado. 

Esse risoto, além de muito saboroso, é uma boa opção saudável de alimentação, além de impressionar pela apresentação, é um ótimo prato para fazer uma surpresa para o sua/seu namorada/o.

Em nossa versão do risoto usamos também arroz arbóreo, que pode ser substituído na receita por quinoa. Fizemos desta maneira por considerar-mos que o arroz adquire mais o gosto dos temperos utilizado do que a quinoa sozinha. Também, para quem não está habituado ao sabor deste ingrediente (mesmo que sutil), pode adquirir mais confiança no prato sabendo que o arroz o compõe. 


VOCÊ SABIA QUE... 

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.
Dificuldade: Moderada
Tempo de preparo: 1h
Serve: 4 pessoas





INGREDIENTES:
 300g de queijo brie
200g de quinoa
100g de arroz arbóreo
1 alho-poró
½ ramo de brócolis
2 cebolas
3 dentes de alho
1 ramo de cebolinha
1 caldo de legumes 
1 xícara de vinho branco















MODO DE PREPARO:

Corte ou triture em pedaços bem pequenos o brócolis, alho-poró e a cebolinha e reserve. 

Corte a cebola e alho e refogue, até que dourem. Adicione os elementos verdes, a quinoa e o arroz e mexa um pouco para dar uma refogada. 

Em outra panela, acrescente 5 xícaras de água e uma de vinho. 

- Observe, serão sempre o dobro de xícaras de líquido para as de grãos. Ou seja. são aproximadamente três xícaras de grãos (duas de quinoa e uma de arroz), devendo ser usadas então 6 xícaras de líquido (5 de água e uma de vinho). 

Acrescente o caldo de legumes à panela com a água e o vinho e deixe ferver. 

Comece então a hidratar a quinoa com o caldo fervendo, acrescentado aos poucos, mexendo, até que comece a secar e exija mais líquido. 

Próximo do fim do caldo, adicione o queijo em cubinhos e mexa bem.

Finalize com queijo parmesão em cima para servir, se for do gosto. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário